Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Independentes

     A morte do senador Itamar Franco não matou apenas um honrável homem público, um político que trabalhou, de fato, por sua cidade; matou também o bom senso.
     Trocar o nome da Avenida Independência para Avenida Presidente Itamar Franco foi forçar uma barra que, definitivamente, Juiz de Fora não merecia. Além de ser, é óbvio, um absurdo desrespeito a um dos maiores projetos de revitalização econômica da cidade, o Independência Shopping, que fez um brutal trabalho de marketing e de construção de marca justamente em cima da palavra “independência”.
     No entanto, sempre existe resistência quando algo tão pavoroso é decretado na base da canetada. E aí está a realidade: as pessoas simplesmente ignoram a mudança de nome do logradouro.
     Conversando e convivendo com as pessoas de Juiz de Fora, fica muito claro que ninguém abraçou a mudança. Todos chamam a avenida de “Independência”. É até curioso quando alguém tenta chamar a via pelo novo nome. Além de um custoso processo de lembrança do novo nome, a pessoa ainda não consegue ser entendida por seu interlocutor.
     Isso, por si só, já me deixa satisfeito. Afinal, as coisas não mudam do dia para a noite, como em um passe de mágica. Até mesmo uma homenagem precisa ser discutida amplamente - com todos os setores da sociedade - antes de uma decisão definitiva. Aliás, nesse caso, em termos de homenagens, Itamar já está bem servido, com aeroporto e centro de convenções renomeados em favor de sua memória.
     Dessa forma, lembre-se de que a Avenida Independência não é da Prefeitura nem do prefeito, mas sim dos juiz-foranos. Se os juiz-foranos quiserem Independência, assim ela será chamada e lembrada, mesmo que algumas placas burocráticas espalhadas por aí digam outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário