Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de março de 2013

Os loucos choram



           Chorão morreu. Com ele, morre também a banda Charlie Brown Jr. e um pedacinho dos anos 90. Nessa década, tudo foi muito marcante para mim e o primeiro contato com Transpiração Contínua Prolongada (primeiro álbum dos caras, se não me engano) não podia ser diferente. Não era um som inovador, mas era música de pegada e atitude, um verdadeiro exercício da rebeldia adolescente. Não teve jeito: quase todos da minha geração se apaixonaram por aquela sonoridade politicamente incorreta.

            Em 1999, no stress dos meus estudos para o vestibular de Comunicação Social da UFJF, escutar “Zóio de Lula” era terapêutico. Derramava-me esperança de que, depois daquela correria toda, eu teria ainda uma vida inteira pela frente para curtir.

            No final de 2000 (tenho quase certeza de que foi em 2000 mesmo), a banda veio a Juiz de Fora e fui ao show, com meu parceiro Markin Larcher. Confesso que, do show mesmo, vi muito pouco (bebidas e garotas eram nossa prioridade naqueles tempos), mas valeu a pena escutar alguns dos hits que eu tanto amava. Claro que cantei “Zóio” a plenos pulmões.

            A vida seguiu seu curso (arranjei namorada, me formei, consegui emprego), mas duas coisas mantiveram-se intactas: meu apreço pela banda e minha amizade com o Markin.

            Então, já em 2008, os caras tinham apresentação marcada para JF. E não é que fomos? Fomos e curtimos muito os sucessos antigos, os atuais e os que ainda estavam nascendo. Chorão demonstrava maturidade, estava mais família, embora ainda tivesse aquela velha energia rebelde. Observando bem, não é que nós também estávamos assim: maduros e rebeldes? Conscientes de nossa responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, com aquela vontade de mudar o mundo e fazer diferente?

            Infelizmente, esses shows serão, daqui para frente, uma lembrança bacana (mas também amarga) de tempos que nos transformaram. O pior mesmo, porém, será ficar com essa sensação de orfanato musical. É natural que se morra, pois a vida exige isso. Porém, já não temos mais artistas como Cazuza, Renato Russo, Cássia Eller, Tim Maia, Raul Seixas... Até mesmos os Mamonas Assassinas fazem uma falta terrível.

            Isso nos deixa carentes de boa música; forma-se uma lacuna que não pode ser preenchida. Além disso, essa nova geração, colorida e monossilábica, é decepcionante. Choraremos muito pela ausência da sagacidade poética de um cara cujo “coração batia na sola pé”. Mas, no fim das contas, valeu demais por tudo, CB Jr. Essa banda e esse choro jamais serão esquecidos.

“...Você deixou saudade...”

Show do CB Jr. (JF/2008 (estivemos lá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário